segunda-feira, 28 de março de 2011

Português - INSS

Assinale a única frase que contém erro de pontuação, ortografia ou concordância.

a) Toda a discussão gira em torno de se saber se o senhor Fulano ou Beltrano, eleito, pode ou não colocar em risco esses bens supremos. Na primeira hipótese, ele é um perigoso comunista; na segunda, um admirável democrata.
b) Claro: não importando quanto de dinheiro você tenha no bolso, a superioridade intelectual, mesmo pequena, tem sobre você uma força e uma autoridade intrínsicas.
c) Hegemonia é pautar o discurso dos adversários, induzindo-os a formular seus pensamentos e seus desejos, segundo um quadro de categorias mentais pré-calculado, para amarrá-los com a própria corda.
d) Que é que pode o pragmatismo grosso de quem mede o mundo pelo saldo de caixa, comparado ao complexo maquiavelismo da“revolução cultural?”
e) “O senhor pretende usar de discursos contra o “poder unipolar” para alinhar o Brasil com o pólo oriental e comunista cuja existência e crescimento essa retórica se destina a encobrir?”(Excertos da revista Época, 26/8/2002, p. 22, com alterações)

Resposta certa: letra B.

Comentário: Nesta questão, temos um erro de ortografia. O correto é intrínsecas, e não intrínsicas. Caso você não saiba o significado desta palavra, clique aqui e descubra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário